12 DE JANEIRO, DIA DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL

12/01/2019 EM Datas

No dia 12 de Janeiro, comemoramos o dia do empresário contábil. Já parou para pensar por que o contabilista também possui um dia alusivo em 25 de abril?

Simples: os desafios e relevância da atividade contábil, por si só, justificam isso. Sem adentrar no aspecto histórico das mencionadas datas datas, pois não é esse o objetivo aqui, sob a minha ótica, o dia 12 de janeiro está mais vinculado ao empreendedorismo que norteia a atividade do contabilista, ao passo que o dia 25 de abril está mais relacionado à data magna da categoria contábil.

Como ensina o adágio popular que, por detrás de um grande homem há sempre uma grande mulher, como contabilista que sou, afirmo que ao lado de um grande empresário contábil, há sempre uma grande equipe, ao ponto de afirmar que, sem esta equipe dificilmente existiria um grande empresário contábil. Afinal, são os colaboradores que garantem e proporcionam o sucesso do empresário contábil em questão.

De fato, se fizermos uma analogia entre o empresário contábil e um corpo humano, o contabilista seria o cérebro, responsável por comandar, organizar e deliberar. Já sua equipe representa os órgãos responsáveis pela manutenção, funcionamento e execução das tarefas. Logo, será a sua equipe que carregará sob os seus próprios ombros, pernas e órgãos a responsabilidade por resolver os mais intrincados e infindáveis problemas, naturalmente sob a sua supervisão. Portanto, esta equipe precisa ser ‘boa’ na mais pura acepção do termo, pois representa o conjunto de órgãos responsáveis pelo bom funcionamento do corpo e por fazer as coisas efetivamente acontecerem.

O empresário contábil, atualizado e consciente do seu importante papel no contexto social, sempre será fiel aos princípios e regras que norteiam a sua atividade. Assim agindo, certamente, prestará serviços com ética, disciplina, respeito e qualidade, maximizando assim o circuito virtuoso que deve reger o empreendedorismo contábil que pressupõe a satisfação e atendimento dos interesses e necessidades do seus clientes e também da sua equipe.

Com efeito, as conquistas, méritos e sucesso de um empresário contábil não existira sem a imprescindível ajuda e contribuição da sua equipe. Por isso, divido as congratulações recebidas nesta data com cada um dos profissionais que atuam na seara contábil, seja em escritórios contábeis ou não, a alegria de juntos formarmos uma profícua, feliz e duradoura parceria.

Fonte: Administradores

CONVOCAÇÃO – APROCON BRASIL – 7 e 8 de dezembro de 2018

08/11/2018 EM Simpósio

CONVOCAÇÃO – APROCON BRASIL

7 e 8 de dezembro de 2018

 

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO
V SIMPÓSIO DA APROCON BRASIL

 

O Presidente da Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil – APROCON BRASIL e o Coordenador da APROCON BRASIL do Estado da Bahia, nos termos do art. 13 do Estatuto Social, convocam todos os seus associados para reunirem-se, no dia 7 de dezembro de 2018, às 9 horas, em primeira chamada, e, às 9h30min, em segunda e última chamada, no Edifício CEO Salvador Shopping, sito à Av. Tancredo Neves, 2539 – Bairro Caminho das Árvores, em Salvador – BA, em Assembleia Geral Extraordinária, para alterar o Estatuto Social da entidade com relação ao prazo de mandato do Presidente da Diretoria Executiva e mudança do nome do cargo, passando de Coordenador Estadual para Vice-Presidente Estadual. Após esta deliberação, haverá reunião do Conselho Deliberativo da Confederação para: a) Discutir e aprovar as indicações dos demais vice-presidentes estaduais; b) Discutir e aprovar a carta que será encaminhada ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; c) Dar conhecimento, através de seu Diretor Jurídico, das ações em tramitação na justiça; d) Aprovar o Plano de Trabalho e o orçamento para 2018/2019; e) Estabelecer o local e a data da próxima Assembleia da entidade; e, f) Tratar de assuntos gerais. No dia 8 de dezembro de 2018, às 9h30min, no mesmo local, será realizado o V Simpósio da APROCON BRASIL.
Salvador – BA / Palmas – TO, 8 de novembro de 2018.

 

Contador DEUSDEDIT NUNES PINHEIRO SOBRINHO (DETE NUNES) | Presidente Nacional da APROCON BRASIL

Contador ANTONIO JOSÉ SALLES DA SILVA | Coordenador da APROCON BRASIL – BA

 

Quero me inscrever

22 de Setembro – Dia do Contador

21/09/2018 EM CONTABILIDADE

Foi escolhido como dia do contador o dia 22 de setembro (Dia do Bacharel em Ciências Contábeis), por ter sido criado, nesta data, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis.

A criação da data homenageou a criação do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ou seja, a data marca um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Antes, havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.

“O fato de escolherem um dia para homenagear o Contador mostra a importância desse profissional. A formação em nível superior permite a atuação em áreas como Perícia e Auditoria, que requerem maior especialização. É uma justa homenagem que a comemoração seja na mesma data da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do País”, declarou o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega.

OBS.: O termo contador refere-se, apenas, ao profissional com Bacharelado em Contabilidade.

IV Simpósio da Aprocon Brasil realizado 17 e 18 de agosto

19/08/2018 EM Simpósio

A Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil – APROCON BRASIL realizou sua Assembléia Geral e IV Simpósio em João Pessoa-PB, nos dias 17 e 18/08. O evento foi organizado pelo Diretor da APROCON BRASIL e Coordenador Estadual da entidade no Estado da Paraíba, o Ex-Conselheiro Presidente do CRC-PB e Ex-Conselheiro Federal do CFC, Contador Elinaldo Barbosa. Foram debatidos vários assuntos de interesse do profissional da contabilidade incluindo duas grandes palestras, “A responsabilidade do Contador frente às obrigações acessórias” e “O saldo de caixa e seus equivalentes nas anuidades e o consumo de recursos do sistema CFC/CRCs“; palestras proferidas pelo Contador e Advogado Giovani Dagostim e o Contador e Economista Raimundo Aben Athar, respectivamente.

Estavam presentes, dentre outros, o Presidente da APROCON BRASIL, Dete Nunes, o Ex-Presidente, Salézio Dagostim, o Presidente do SESCON-PB, Abelci Daniel, o Presidente licenciado do Sindicato dos Profissionais da Contabilidade da PB Laércio Braga, o Conselheiro do CRC-PB, Contador Tarciso e comitivas de vários Estados Brasileiros.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA E REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO – 2018

23/07/2018 EM Sem categoria

O Presidente da Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil – APROCON BRASIL, nos termos do art. 13 do Estatuto Social, convoca todos os seus associados para reunirem-se, no dia 17 de agosto de 2018, às 9 horas, em primeira chamada, e, às 9h30min, em segunda e última chamada, no Hotel Victory Business Flat, sito à Av. Alm. Tamandaré, 310 – Tambaú, em João Pessoa – PB, em Assembleia Geral Extraordinária, para alterar o artigo 3º do Estatuto Social da entidade com relação aos requisitos para a exclusão de associado, que lhe garanta o direito de ampla defesa e do contraditório. Após esta deliberação, haverá reunião do Conselho Deliberativo da Confederação para:

a) Discutir e aprovar as indicações dos demais membros que irão compor a Diretoria Executiva;
b) Discutir e aprovar os coordenadores das Coordenadorias Estaduais;
c) Dar conhecimento, através de seu Diretor Jurídico, das ações em tramitação na justiça;
d) Aprovar o Plano de Trabalho e o orçamento para 2018/2019;
e) Fixar o valor das contribuições associativas;
f) Estabelecer o local e a data da próxima Assembleia da entidade; e,
g) Tratar de assuntos gerais.

 

João Pessoa – PB / Palmas – TO, 23 de julho de 2018.

 

 

Contador DEUSDEDIT NUNES PINHEIRO SOBRINHO (DETE NUNES)
Presidente Nacional da APROCON BRASIL

A contabilidade pública como o caminho certo para combater a corrupção no Tocantins e no Brasil

22/06/2018 EM CONTABILIDADE

Nobres colegas Contadores(a),  Técnicos(a) em Contabilidade do Tocantins e do Brasil, e toda sociedade em geral, hoje , mais uma vez,  estamos vendo uma série de notícias nacionais sobre “corrupção e desvio fraudulento de dinheiro público” no nosso novo Estado do Tocantins. E nós, os profissionais da Contabilidade, sabemos que desde o descobrimento do Brasil a corrupção e a malversação dos recursos públicos está impregnada aqui no nosso Brasil e em todos Estados da Federação e, mais ainda, no Distrito Federal.

Há quem diga, para muitos, menos para mim, que isto já faz parte da cultura do povo brasileiro. E o pior, nobres colegas, é que as notícias sobre “CORRUPÇÃO”, já não geram mais tanta revolta no meio social, pois já se tornou algo mais que rotineiro nos meios midiáticos. E vejo isto com muita preocupação e gravidade! As pessoas comentam sobre o assunto, os nossos representantes políticos falam e prometem combater a corrupção, mas até o momento pouco fizeram para coibir esta prática que deixa cada vez mais pobre e desiludido o novo Tocantins e o País.

As leis que tratam sobre o assunto só são aplicadas de maneira punitiva, deixando ainda assim, brechas para defesa dos praticantes da corrupção. É necessário, utilizar de instrumentos mais eficientes, preventivos e corretivos para que as manobras corruptas não aconteçam. Temos ferramentas inovadoras na Contabilidade Pública, que quando utilizadas com precisão e seriedade, minimizam a prática ilícita, com certeza!.

A nossa Contabilidade Pública, hoje, pode detectar problemas de gestão e práticas fraudulentas que são exercidas por aqueles que praticam a corrupção no Tocantins e no Brasil. A autonomia e a inserção do profissional da Contabilidade Pública no Serviço Público, é de fundamental importância nas áreas de Controle Interno, Auditoria Governamental, Controladoria e Contabilidade Pública, pois combatem de forma eficiente os erros propositais, as fraudes e as formas tendenciosas de práticas corruptas na máquina pública Brasileira. Basta quererem que funcione!

Colegas, sabemos nós, que em outros Países, a “Contabilidade Pública” é empregada de forma efetiva no serviço público e no privado, pois lá o Contador(a) é visto como o gestor das informações financeiras da organização, é respeitado, protegido e super valorizado, pois cabe a ele a eficiência e eficácia das Contas Públicas e o uso correto de sua boa aplicação. Quero finalizar este meu desabafo,  enfatizando que o uso da Contabilidade nas empresas públicas e privadas de maneira autônoma e independente irá contribuir muito para uma sociedade mais justa e mais rica, pois os nossos recursos são melhores controlados e gerenciados, minimizando assim a corrupção no Brasil.

Espero também, que o nosso Conselho de Contabilidade se atente para isto, e faça a sua parte fiscalizando também os órgãos Públicos do País, para saber se a Contabilidade pública está sendo executada por um profissional da área e devidamente habilitado para tal, protegendo com isto a sociedade Brasileira.

Pensem e reflitam sobre isto!
Cabe a nós  mesmos a nossa real valorização profissional!

 AUDITOR DETE NUNES-CRC-TO-0292

_ Bacharel em Ciências Contábeis.
_  Bacharel em Direito.
_ Pós Graduado em Auditoria Pública.
_ Pós Graduado em Administração Financeira.
_ Pós Graduado em Língua Portuguesa.
_ Auditor de Controle Externo do TCE-TO.
-Vice Presidente Nacional da Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil – APROCON-BR.